Total de visualizações de página

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Mais uma vez FUNDAC...


Hoje é sexta-feira, dia de? Fazer tudo o que não pode durante a semana, inclusive blogar!!! Após uma provinha moleza de Civil III, estou eu aqui relaxando e relembrando.
Em 2004, após fazer um curso de informática pela Fundação Bradesco, fiquei sabendo que a Fundação da Criança e do Adolescente FUNDAC, atualmente FUNASE, estava precisando de professores para realizar diversas atividades e fazer valer o objetivo da instituição que é o de ressocializar e lá fui eu entregar meu currículo para ser professora de informática de jovens que cumpria mediada socioeducativa de semi-liberdade e Internação.
Ô tarefinha difícil... A maioria deles não eram letrados e tínhamos que fazer um trabalho de inclusão digital. Para muitos aquilo ali era a "grande novidade", alguns nunca tinham tocado em um computador, para outros era o momento de sair um pouco da suas tristes realidades e se entreter.
O projeto de ressocialização incluía também aulas de dança, música e percussão, literatura que conjuntas, amenizavam o clima de angústia, dor e revolta. Em meio a estas atividades, lembro que meus alunos, que também participavam das outras aulas, com o auxílio da professora de Percussão Michele, viajaram para Olinda no intuito de mostrar o resultado das aulas de música. O grupo de Maracatu Canbinda Nova desfilou durante a semana pré-carnavalesca de 2004 pelas ladeiras olindenses e como eu sempre fui filha de Deus, fui atrás do baque virado daqueles meninos. Foi um dia muito divertido, inclusive no momento em que alguns foram ver o mar pela primeira vez.
Realizei este trabalho por dois anos. Pude conviver com histórias de vida terrívelmente abaladas pela miséria e pela criminalidade e na medida do possível desenvolvi um bom trabalho. Foi um desafio enorme, pois trabalhava lá pela manhã, tarde e noite em Caetés. Encerrei minhas atividades no momento em que eu passei no concurso público da Prefeitura de Garanhuns e fui chamada para assumir o cargo.
Aqui encerra um ciclo profissional da minha vida marcado por contratos, mini-contratos, estágios e trabalhos voluntários e começa um ciclo onde torne-me servidora pública, tudo o que eu mais queria até então.

Nenhum comentário:

Postar um comentário