Total de visualizações de página

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Uma grande realização!


(Escola Jaime Luna - Imagem atual, quando trabalhei em 2006 não estava assim!! Fiquei muito surpresa e feliz)

Tirando as teias de aranha do blog começo 2012 atualizando-o e tentando terminá-lo como se estivesse fazendo uma colcha de retalhos. Como sou amante de História, gosto muito da idéia de que lá na frente possa ficar lendo e relendo este material sobre a minha trajetória como professora, sem amarguras e desilusões.
A minha batalha atual é dura: novo curso, estudos para concursos, cursinhos, e milhares de concorrentes que estão cada vez mais bem preparados para a guerra dos Concursos Públicos. Num dado momento da minha vida (não tão distante), também sonhava em ser funcionária pública só que exercendo o cargo de professora. Tinha minhas limitações, minha jornadas triplas de trabalho, mas a vontade de conquistar a estabilidade financeira e não depender dos “malditos” contratos temporários de trabalho eram maiores. Nesta época era raridade quando abriam seleções para a área de Educação e quando aparecia eu ia tentando. Reprovei uns cinco ou seis mais eis que chegou o meu dia.
No ano de 2006 aconteceram os concursos mais esperados de todos os tempos: Prefeitura Municipal de Garanhuns e Governo do Estado de Pernambuco. Não tive férias, estudei o quanto pude, fui apoiada por minha família e por Dimmitre (pilares fortes!!) e tive como concorrente praticamente TODOS os amigos!!!! Chegando o dia do resultado, finalmente constatei que eu tinha conseguido, que os esforços foram válidos e que Deus sabe o que faz – 2º lugar na Prefeitura e 4º lugar no Estado – Uma grande vitória presenteada por Deus e muito comemorada por mim.
Em março do mesmo ano fui nomeada na Prefeitura de Garanhuns e assumi aulas de História e Geografia em duas escolas: Silvino Almeida de Oliveira e Jaime Luna. Minha carga horária ficou toda a tarde e pude continuar em Caetés a noite. Eu estava tão radiante que nem passou pela minha cabeça que iria ter um dos grandes desafios da minha vida na primeira escola, mas isso é assunto para o próximo post.
A Escola Jaime Luna, naquela época, era pequena, com problemas estruturais como qualquer outra escola pública do país, mas os colegas de trabalho eram especiais e naquele momento isso me tocou profundamente por ainda não ter trabalhado num ambiente tão amistoso e civilizado, sem terrorismos e opressões. Já os alunos... O trabalho foi grande devido ao apego que tinham com a professora anterior que foi abrigada a sair para que eu pudesse assumir. Quase fui escorraçada na primeira semana de aula, mas depois tudo foi normalizado.
O que me incomodava era dividir minha carga horária em duas escolas e comecei a estudar a possibilidade de permanecer somente em uma assumindo outras disciplinas como arte e religião. Isso não poderia ocorrer na Escola Jaime Luna devido ao quadro de efetivos que estava completo, então me restou a Escola Silvino Almeida que tinha em sua grande maioria professores contratados (eu já deveria ter desconfiado aí!!) e foi assim que em 2007 eu fechei meu horário nesta escola e saí do Jaime Luna.

Um comentário: